quarta-feira, 9 de maio de 2012

08/MAIO/2012 - 22º DIA

08/MAIO/2012   -  22º  DIA

Choveu a noite inteira e o dia amanheceu pior do que ontem; a gente nem enxergava o hotel que fica aqui ao lado; pensei: como vamos sair com esse tempo? Mais aí me lembrei de um texto bíblico que está em 1 Reis 18:43: “E (o profeta Elias) disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou e disse: Não há nada. Então disse ele: volta lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar.  Então disse ele: Sobre e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.  E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel.”   Ora, se o Profeta Elias orou para chover, porque eu, não posso orar para fazer sol?  E essa foi a minha oração. Após o café, arrumamos nossas coisitas (casacos e etc), pegamos nosso “Renault” e partimos pra Óbitos que fica a 94 km de Lisboa. A princípio, pegamos chuva na estrada mas a medida em que íamos nos aproximando, as nuvens iam ficando para trás e o sol veio ao nosso encontro. Meu DEUS é mesmo fiel!
Óbidos é indescritível... qualquer tentativa ficará a dever... é um lugar único; é uma cidadela construída pelos romanos, antes de Cristo, dentro de uma muralha e dentro da muralha tem um castelo; as ruelas são estreitas e as casas antigas mas muito bem cuidadas; o castelo em si não está acessível porque construíram uma pousada e aproveitaram algumas das torres do castelo para fazer suítes, mas mesmo assim, andar por suas ruas e ver suas muralhas é fantástico, quanto mais com um dia tão lindo como o de hoje. O silêncio é incrível e aqui vimos muitos pássaros coloridos. Andamos, andamos e andamos e fizemos fotos e mais fotos. Comprei algumas lembrancinhas com uma senhorinha que faz bordado à mão e ela me fez um bom desconto. A estrada que dá acesso é uma via rápida e pedagiada (4,65 euros) mas muito boa mesmo. Fiquei extasiada com esse passeio. Ainda lá, como os restaurantes fecham as 15horas, procuramos nos informar a respeito de um restaurante pelos arredores e que estivesse aberto; um garçom, muito simpático, chamado Frederico, nos deu uma dica de que podíamos ir até Caldas da Rainha e lá procurar o restaurante Camaroeiro Real; esse vilarejo dista 7 km de Óbidos e lá fomos nós... Como em todos os demais lugares, é muito difícil encontrar lugar para estacionar mas conseguimos uma ótima vaga depois de rodarmos um pouco. Pra variar, eu comi bacalhau e Maneco, porco negro; comida e farta e barata... 31euros, com gorjeta incluída (aqui eles não incluem a gorjeta na conta e nem fazem nenhuma referência a isso). Na volta, fizemos um caminho alternativo e passamos por várias vilas e lugarejos rurais. Depois de mais ou menos 40 km, pegamos novamente a via rápida e dessa vez, eu peguei o volante; pagamos um pedágio de 2,25 euros e o mais engraçado foi que quando faltava uns 2 km para chegar a Lisboa, o céu estava negro e embora não tivéssemos pego chuva, o tempo estava prometendo. Chegamos no hotel às 20:30h.  Amanhã, queremos ir à Coimbra.